Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA RELAÇAO ENTRE A RESPOSTA AO BRONCODILATADOR E A PERDA DA FUNÇAO PULMONAR EM ADULTOS COM ASMA: UM ESTUDO DE COORTE

Introdução

A asma é uma doença crônica das vias aéreas caracterizada por inflamação, hiperresponsividade e broncoconstrição. Diretrizes recentes exigem evidências de hiperresponsividade brônquica em qualquer teste de função pulmonar para o diagnóstico de asma. Mais de 200 ml e aumento de 12% do Volume Expiratório Forçado no primeiro segundo (VEF1) após broncodilatador no teste de espirometria é evidência de hiperresponsividade brônquica, mas 36 a 83% dos indivíduos com asma apresentam resposta broncodilatadora (RBD) negativa em um único teste de espirometria. Estudos histopatológicos associam RBD negativa com remodelação das vias aéreas, enquanto RBD positiva tem sido associado a inflamação eosinofílica das vias aéreas. Crianças e adolescentes com asma frequentemente melhoram a função pulmonar ao longo do tempo, enquanto adultos e idosos geralmente perdem a função pulmonar apesar do tratamento adequado.

Objetivos

Geral
Avaliar se a resposta ao BD em adultos asmáticos é um parâmetro preditor do prognóstico.
Específicos
Avaliar se a resposta ao BD é preditor de perda acelerada de função pulmonar em pacientes asmáticos sem obstrução de vias aéreas.
Avaliar se a resposta ao BD é preditor de perda acelerada de função pulmonar em pacientes asmáticos com obstrução de vias aéreas.

Métodos

Foram incluídos não fumantes com 18 anos ou mais com asma. Os indivíduos participaram de duas visitas de estudo com intervalo de doze meses. Em cada visita do estudo, os indivíduos compareceram a uma consulta com um médico pneumologista, responderam aos questionários do estudo e foram submetidos a um teste de espirometria. O desfecho primário deste estudo foi a perda de mais de 200 ml de VEF 1 ou CVF durante o seguimento.

Resultados

Incluímos e completamos as 2 visitas em 528 indivíduos com asma, dos quais 316 sem obstrução das vias aéreas na primeira visita do estudo e 212 com obstrução das vias aéreas. A resposta negativa ao BD na primeira visita do estudo previu o declínio do VEF 1 pré-broncodilatador e da CVF durante o acompanhamento. Os resultados permaneceram após ajuste para idade, sexo e dose média de corticoide inalatório (CI). Além disso, a resposta positiva ao BD previu a resolução da obstrução das vias aéreas na última visita do estudo em indivíduos com obstrução das vias aéreas no início do estudo.

Conclusões

Nosso estudo mostrou que indivíduos asmáticos, que não respondem ao uso de BD durante a avaliação espirométrica, têm maior chance de perder a função pulmonar ao longo do tempo. A resposta negativa ao BD em indivíduos com asma persistente previu o declínio da função pulmonar em comparação com a resposta positiva ao BD, enquanto que a resposta positiva ao BD previu a resolução da obstrução das vias aéreas em indivíduos com obstrução das vias aéreas no início do estudo. Estudos histopatológicos devem investigar se a resposta negativa ao BD seria um biomarcador de remodelamento das vias aéreas nessa população. É significativo que nossas conclusões não se apliquem a indivíduos com asma leve intermitente.

Área

Função Pulmonar

Instituições

Faculdade de Medicina de Jundiaí - São Paulo - Brasil

Autores

DANIEL GIMENEZ ROCHA, DANIEL ANTUNES SILVA PEREIRA, ALCIDES ROCHA FIGUEREDO JUNIOR, RAISSA MARTINS GUINOSSI, JESSICA REGINA BERTOLINO, LETICIA BELLEZE SILVA, RONEI LUCIANO MAMONI, EDUARDO VIEIRA PONTE