Dados do Trabalho


Título

PADRAO CLINICO RESPIRATORIO RELACIONADO AO USO DE DISPOSITIVOS ELETRONICOS DE LIBERAÇAO DE NICOTINA EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS: UMA REVISAO SISTEMATICA

Introdução

Cigarros eletrônicos ou vaporizadores fazem parte de um diverso grupo de dispositivos eletrônicos de inalação de nicotina. Apesar de terem sido inicialmente introduzidos ao mercado como uma ferramenta para ajudar os fumantes no processo de interrupção do fumo do cigarro tradicional, esses dispositivos ganharam popularidade principalmente entre os jovens e adultos jovens, levando a um aumento significativo do vício em nicotina dentro desse grupo na última década. Entre os diversos danos à saúde causados pelo uso de cigarros eletrônicos e vaporizadores, destacam-se as manifestações respiratórias, por estarem diretamente ligadas ao mecanismo de ação dos dispositivos.

Objetivos

Descrever padrões clínicos e sintomatológicos relacionados ao aparelho respiratório de adolescentes e adultos jovens que fazem uso de dispositivos eletrônicos de liberação de nicotina.

Métodos

O presente estudo é uma revisão sistemática da literatura, guiada pelo protocolo PRISMA. Foi realizada uma busca de dados nas plataformas PUBMED/MEDLINE, SciELO, Clinical Trials e Embase, por meio da elaboração de uma estratégia de pesquisa com os descritores booleanos condizentes com o tema em questão. Os estudos foram avaliados por dois revisores independentes. Foram incluídos estudos observacionais publicados de 2018 até outubro de 2022, que analisaram o padrão clínico respiratório de indivíduos jovens e adultos jovens (entre 12-25 anos) relacionado ao uso de Dispositivos Eletrônicos de Liberação de Nicotina (ENDS), nos idiomas inglês e português. Foram excluídos os artigos que possuíram uma temática discordante da proposta nesse trabalho, revisões sistemáticas, relatos de caso e séries de caso. A análise da qualidade dos artigos foi feita através do Joanna Briggs Institute (JBI) Checklist for Analytical Cross Sectional Studies e Joanna Briggs Institute (JBI) Checklist for Cohort Studies.

Resultados

Oito estudos foram selecionados e somaram uma amostra de 49.054 participantes, com a média simples de idade de 20,8 anos. Ademais, o sexo feminino ocupa 52% da amostra. Os desfechos mais explorados foram a presença de sibilos, tosse e dispneia. Os sintomas respiratórios mais associados com o uso dos dispositivos eletrônicos para fumar foram sibilância e tosse.

Conclusões

Os estudos analisados mostraram que o uso dos dispositivos eletrônicos de liberação de nicotina está associado a sintomas respiratórios, principalmente a sibilância e tosse. É importante frisar os danos à saúde desses dispositivos para embasar a elaboração de políticas públicas voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde para os consumidores destes cigarros.

Área

Tabagismo

Instituições

EBMSP - Bahia - Brasil

Autores

JULIA CERQUEIRA LEAL NEVES, MARILIA NIEDERMAYER FAGUNDES