Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE PULMONAR POR COVID - UMA SERIE DE CASOS DE CENTRO DE REFERENCIA EM TRANSPLANTES PULMONARES DE ALTA COMPLEXIDADE

Introdução

A pandemia de COVID-19, levou à um impacto global na saúde pública, desafiando sistemas de saúde e demandando soluções médicas inovadoras para enfrentar suas consequências graves, incluindo pneumopatias avançadas. Assim, centros de referência em transplantes de alta complexidade foram fundamentais na abordagem desses casos. Este estudo visa trazer à luz a experiência de uma instituição de referência em pneumopatia avançada e Transplante de Pulmão, com o contexto das infecções por Sars-COV-2 e a fibrose pulmonar secundária associada a esse patógeno.

Objetivos

Relatar a experiência de um centro de referência em transplantes de alta complexidade em transplante pulmonar por pneumopatias grave avançada secundária a COVID 19.

Métodos

Estudo retrospectivo de transplantes realizados em pacientes com pneumopatia terminal secundária a COVID 19 em centro único referência de transplante pulmonar no período de 01 de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2022.

Resultados

No período do estudo foram realizados 63 transplantes pulmonares, sendo 55 transplantes bilaterais, 5 unilaterais e 3 transplantes cardiopulmonares. Destes, 4 transplantes bilaterais foram em pacientes com lesão pulmonar aguda relacionada a Covid-19 (CARDS) e 1 transplante bilateral por fibrose pulmonar pós-Covid.

O primeiro caso foi relacionado a um paciente masculino submetido a um transplante bilateral, mas, infelizmente, o desfecho foi fatal. O segundo também era um paciente masculino, porém com um um resultado positivo. Teve alta hospitalar no 141º dia após o transplante. O terceiro caso, apesar de apresentar complicações infecciosas, recebeu alta em 62 dias após o transplante. O quarto caso, lamentavelmente, cursou com insuficiência renal e óbito. Já o paciente do quinto e último caso, sem antecedente de pneumopatias, teve infecção aguda por COVID com necessidade de intubação orotraqueal por 15 dias, alta em uso de O2 domiciliar. Recebeu diagnóstico de fibrose pulmonar secundária à COVID-19 e inserido na fila de Transplante. Em 2022 foi transplantado e no 39º PO teve alta hospitalar com expressiva melhora.

Conclusões

Este estudo permite evidenciar a experiência de um centro de referência em transplante pulmonar com situações de sucesso e desafios enfrentados devido a COVID-19 em pneumopatias graves, apesar das contraindicações tradicionais para o transplante em presença de infecção desafiadora. Ele tem como objetivo contribuir para o maior entendimento tanto sobre a viabilidade do transplante nessas circunstâncias quanto sobre a gestão de pacientes com fibrose pulmonar secundária à COVID-19, contribuindo para o avanço contínuo da medicina de transplante em um cenário tão desafiador.
Esta série de casos foi criada no contexto de reconhecer a coorte histórica de um serviço referência em transplante de pulmão, bem como, elucidar os dados relacionados aos melhores resultados em termos de sobrevida do enxerto em pacientes portadores de fibrose pulmonar secundária à Covid-19.

Área

Cirurgia Torácica

Instituições

Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein - São Paulo - Brasil, Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

EMILY MIE ARAI, ENZZO DE ALMEIDA GALLAFASSI, FERNANDA YOU CHIE CHENG, EVELYN SUE NAKAHIRA, OSWALDO GOMES JUNIOR, GUILHERME VIEIRA SOARES DE CARVALHO, MARCOS NAOYUKI SAMANO