Dados do Trabalho


Título

LOBECTOMIA EM LACTENTE PARA TRATAMENTO DE CISTO BRONCOGENICO: UM RELATO DE CASO

Descrição do caso

Este relato tem como objetivo descrever o diagnóstico e tratamento cirúrgico do cisto broncogênico congênito em lactente de dois meses, com diagnóstico intrauterino e tratamento cirúrgico precoce devido piora infecciosa.
Lactente pré-termo, sexo feminino, gemelar, natural de São José do Rio Preto/ São Paulo, aos 13 dias de vida, retorna ao hospital com sintomas gripais e taquipneia Mãe relata que a mesma nasceu de parto cesariana, 36 semanas, APGAR 9/10, peso 2.920 g, sem outras intercorrências durante. Durante o pré-natal foi realizado diagnóstico de cisto pulmonar à direita em ultrassonografia o qual foi complementado com ressonância magnética, confirmando a hipótese. Ao exame físico apresentava-se ativa e reativa, com ausculta diminuída à direita. Realizada tomografia de tórax com achado de lesão cística ocupando o hemitórax direito com nível, além de exames complementares, os quais não evidenciaram qualquer alteração. Foi avaliada por equipe da cirurgia torácica e pediátrica, sendo optado por manter acompanhamento ambulatorial até ganhar peso e completar um ano para programação cirúrgica. Retorna em pronto atendimento, aos dois meses, com genitora referindo que a filha iniciou quadro de febre, tosse e coriza com piora progressiva, sendo optado por internação em leito de unidade de terapia intensiva, progredindo para insuficiência respiratória e optado por intubação orotraqueal. Descartada bronquiolite ou infecção por COVID-19, realizada nova tomografia de tórax que apresentou aumento e piora da característica do cisto e do líquido, sendo indicado tratamento cirúrgico.
No intraoperatório foi realizada a punção e esvaziamento do cisto, com líquido de aspecto hemático e lobectomia superior direita. Paciente evoluiu em pós-operatório, com episódio de pneumotórax após retirada de dreno no 4º dia, sendo realizado nova drenagem de tórax. Evoluiu sem outras intercorrências e recebeu alta em 14º dia, sem dreno e sem queixas. O anatomopatológico confirmou o diagnóstico foi de cisto broncogênico com margens livres. Em segmento ambulatorial vem apresentando boa evolução clínica.
O cisto broncogênico é uma lesão congênita mediastinal, de comportamento benigno, que apesar de raro está entre 50-60% das lesões mediastinais. Mais comum no sexo masculino e está localizado principalmente no lobo inferior, podendo estar localizado em qualquer parte do tórax. É considerado de difícil diagnóstico no nascimento, mas em alguns casos pode ser identificado no pré-natal através do ultrassom. O tratamento de escolha é o cirúrgico para aquelas crianças sintomáticas, sendo a abreviação dele de extrema importância em casos selecionados a fim de diminuir tempo de internação e resolução de quadros infecciosos.


Área

Cirurgia Torácica

Instituições

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil, Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil

Autores

JULIANA RESENDE DA SILVA, ISAAC DE FARIAS SOARES RODRIGUES, CELSO MURILO NALIO MATIAS DE FARIA, HENRIQUE NIETMANN, THAIS DELLA ROVERI CANOVAS