Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA PRESSAO INSPIRATORIA MAXIMA NA EXTUBAÇAO SEGURA DE PACIENTES ADULTOS MECANICAMENTE VENTILADOS

Introdução

A ventilação mecânica pode impactar adversamente a força muscular respiratória comprometendo o desfecho de pacientes na UTI. O Teste de Respiração Espontânea (TRE) é um método utilizado para identificar o paciente apto à descontinuação da ventilação mecânica invasiva. Valores de Pressão Inspiratória Máxima (PImáx) abaixo de –30cmH2O podem indicar um prognóstico favorável para o sucesso na extubação desses pacientes.

Objetivos

Descrever os valores de PImáx em pacientes adultos em ventilação mecânica aprovados no TRE e correlacioná-los com os resultados de extubação e de alta da UTI.

Métodos

Estudo descritivo, observacional, retrospectivo, com prontuários de pacientes adultos mecanicamente ventilados que foram submetidos à avaliação da PImáx após o TRE em um hospital privado de Brasília, Distrito Federal, entre abril de 2022 e janeiro de 2023. A avaliação foi realizada com um manovacuômetro acoplado ao tubo orotraqueal e faz parte do protocolo de extubação segura dessa UTI. Os dados obtidos foram submetidos a análise descritiva e de correlação pelo IBM SPSS Statistics.

Resultados

Foram incluídos 48 pacientes, sendo 62,5% (30) do sexo masculino. A mediana de idade da amostra foi de 67 anos (IIQ 55,25 – 73,75). 66,7% (32) foram intubados por motivos clínicos e 33,3% (16) por razões cirúrgicas. A mediana do tempo de intubação foi de 3,5 dias (IIQ 1 – 8,75). 93,8% (45) tiveram sucesso na extubação e 10,4% (5) evoluíram para óbito na UTI. A mediana da PImáx na amostra foi de -45 cmH2O (IIQ 35,75 – 50). O sexo masculino apresentou uma mediana de - 45 cmH2O (IIQ 38 – 50,75), e o sexo feminino de - 40 cmH2O (IIQ 33,75 – 46,25). Pacientes com idade inferior a 65 anos tiveram mediana de - 45 cmH2O (IIQ 38 – 50) e os idosos de - 41 cmH2O (IIQ 30 – 50). Aqueles com período de intubação inferior a sete dias tiveram uma média de - 47,05 cmH2O (DP ± 21,61), e aqueles com período maior de - 43 (DP ± 13,32). O teste de Mann-Whitney não encontrou significância estatística dos valores de Pimáx e os resultados de extubação (U= 30,000; p > 0,05) e de alta da UTI (sobrevivência ou óbito) (U= 48,500; p > 0,05).

Conclusões

O estudo investigou os valores da PImáx em pacientes adultos aprovados no TRE e encontrou uma mediana de –45 cmH2O. Nessa amostra não foi observada significância estatística na correlação entre os valores de PImáx e os desfechos de extubação ou alta da UTI. Recomenda-se uma interpretação criteriosa e individualizada da PImáx e ampliação do número de indivíduos para novos estudos. Verificou-se distribuição semelhante de valores de PImáx entre sexos, faixas etárias e tempo de intubação. Isso aponta para a necessidade da PImáx ser interpretada em conjunto com outras variáveis clínicas para a tomada de decisão sobre a extubação. Por fim, o presente trabalho reafirma a importância da PImáx inserida em um protocolo de extubação segura e fornece subsídios para a compreensão da força muscular respiratória em pacientes mecanicamente ventilados.

Área

Terapia intensiva

Instituições

IBRAFISIO - Distrito Federal - Brasil

Autores

ANNA KÁSSIA GONÇALVES DE DEUS, JOSE LUAN DA SILVA , KARINA LUCIA CABRAL PADUA, ROBERT DOUGLAS COSTA DE MELO