Dados do Trabalho


Título

LESAO PULMONAR SECUNDARIA A SIFILIS: UM RELATO DE CASO

Descrição do caso

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível altamente prevalente no Brasil. Em geral, acomete nos estágios iniciais região genital, pele e linfonodos, e, tardiamente, ossos, coração e sistema nervoso. O acometimento pulmonar pela sífilis é raro, em 1 a 12,5% dos casos.
Coleman et al. (1983) desenvolveram critérios diagnósticos para sífilis pulmonar sem a necessidade de procedimentos invasivos: achados clínicos típicos, positividade sorológica, anormalidades pulmonares em exame de imagem, exclusão de outras doenças pulmonares e resposta radiológica ao tratamento.
Descrição do caso: Mulher, 38 anos, com história de lesões purpúricas de caráter ascendente e pruriginosas há 1 mês, associadas a febre, dor abdominal, diarreia e vômitos, há 2 semanas. Tomografia computadorizada (TC) de tórax evidenciou nódulos pulmonares subpleurais bilateralmente, não calcificados, sendo o maior escavado. Negava sintomas respiratórios, neurológicos, visuais e reumatológicos. Realizada avaliação com exames laboratoriais, que evidenciaram aumento de provas inflamatórias, sem leucocitose, pesquisa de autoanticorpos e sorologias para fungos negativas. VDRL positivo com título 1/128, com anticorpo específico positivo, sendo que, no ano anterior, apresentava VDRL não reagente. Realizada biópsia de lesões de pele com resultado sugestivo de vasculite leucocitoclástica com moderado infiltrado linfocitário rico em neutrófilos. A pesquisa por depósitos de imunoglobulinas foi negativa, e a pesquisa de Treponema pallidum foi inconclusiva. Diante do quadro sistêmico e sorologia reagente com altos títulos, realizado diagnóstico de sífilis latente de duração indeterminada, e submetida a tratamento com 3 doses de penicilina benzatina, com redução do título de VDRL. Indicada biópsia de nódulo pulmonar eletivamente, porém não realizada, pois paciente teve involução das lesões no período, após o tratamento. As lesões de pele também tiveram melhora significativa.
O acometimento pulmonar pela sífilis pode acontecer nas formas congênitas, secundárias e terciárias. Quando presentes, as lesões se apresentam em geral como opacidades nodulares subpleurais. Raramente ocorre derrame pleural ou linfonodomegalia. A investigação de diagnósticos alternativos é de suma importância, principalmente em pacientes HIV positivos.
Nesse sentido, em muitos casos, a biópsia pulmonar pode ser indicada. Não há descrição histopatológica característica da doença e a visualização direta do T. pallidum é rara. Porém, a biópsia guarda seu valor ao afastar diagnósticos alternativos, como neoplasias, doenças fúngicas, nódulos reumatoides, vasculite e embolização séptica.
A investigação de diagnósticos diferenciais, no entanto, não deve retardar o tratamento caso a sífilis tenha sido diagnosticada a partir de testes sorológicos e quadro clínico, como no caso relatado. O tratamento precoce além de evitar complicações, auxilia na definição diagnóstica em caso de lesões pulmonares com base na resposta terapêutica.

Área

Outros

Instituições

USP - São Paulo - Brasil

Autores

BEATRIZ VILACIAN ALMEIDA, PHILIPPE FIGUEIREDO BRAGA COLARES, HOMERO RODRIGUES DOS PASSOS, MAYRA DUARTE CASEIRO, LARA NASCENTES MACHADO