Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO USO DO TRM-TB EM AMOSTRAS DE BIOPSIAS OBTIDAS POR MEIO DA BRONCOSCOPIA: COMPLEMENTAR OU DISPENSAVEL?

Introdução

A broncoscopia é uma importante ferramenta no diagnóstico da tuberculose pulmonar(TB) em pacientes sem possibilidade de análise do escarro, com baixos índices de complicações e alta facilidade de obtenção de material para estudo, sendo o teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) de lavado broncoalveolar(LBA) , um exame com alta sensibilidade(89%) e alta especificidade(99%) em adultos. O presente trabalho é um estudo observacional retrospectivo cujo objetivo é descrever o resultado dos TRM-TB de pacientes atendidos no setor de broncoscopia no período de 2 anos e discutir a utilização do TRM-TB de biópsias enquanto complemento ao TRM-TB de LBA obtida .

Objetivos

O presente estudo tem como objetivo discutir a utilização do exame laboratorial TRM-TB de biópsias enquanto complemento do TRM-TB do LBA.

Métodos

O presente trabalho é um estudo observacional retrospectivo referente às broncoscopias realizadas no serviço de Broncoscopia do Hospital das Clínicas de Pernambuco(HC-PE). As amostras de LBA foram analizadas por meio do TRM-TB. Foram incluídos no estudo pacientes atendidos no serviço de broncoscopia do HC-PE que apresentavam idade maior ou igual a 18 anos entre 1 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2022. Foram analisados os resultados do TRM-TB para MT e a história clínica para a melhor interpretação dos dados.

Resultados

Dos 219 pacientes atendidos, foram realizados 186 LBA, dos quais 167 realizaram pesquisa de TB via TRM-TB e os 9 restantes ou não foram encaminhados para a realização do TRM-TB pelo serviço. Dos 167 resultados obtidos, obteve-se um total de 26 positivos, 131 negativos e em 10 foram detectados traços. Foram realizadas 42 biópsias transbrônquicas e 28 biópsias endobrônquicas, das quais 18 foram submetidas ao TRM-TB, sendo que 5 negativaram, 12 positivaram e em 1 foram detectados traços na amostra. Todos os exames em que foi realizado biópsia também foram enviados o LBA para a realização do TRM-TB. Dos 18 exames, apenas 2 apresentaram diferença no resultado do LBA e da biópsia.

Conclusões

O TRM-TB de biópsias é considerado exame complementar a fim de se aumentar a sensibilidade de amostras a partir de tecido. O cruzamento dos resultados demonstrou uma concordância de 88,88% entre esses exames. Todavia, nos 2 exames contrastantes, análise da história clínica dos pacientes revelou que os mesmos já haviam iniciado o tratamento da tuberculose, ou seja, não haveria indicação da realização do TRM-TB para o diagnóstico da TB, sendo apenas para o teste da resistência à rifampicina. O trabalho questiona se o TRM-TB de biópsias não seria dispensável na presença de LBA, uma vez que o mesmo apresenta um grande custo ao SUS(9,98 dólares por cartucho). Ademais, essas biópsia poderiam ser utilizadas em análises anatomopatológicas, reduzindo chance de resultados sem representatividade. As limitações desse estudo são o limitado espaço amostral e resultados disponíveis.

Área

Endoscopia Respiratória

Instituições

HC-UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

WILLIAM KENDI AOKI, LUCAS COSTA AMARAL DE SOUSA, PEDRO DE ARAÚJO BRANCO, GABRIEL SOARES DE ARAÚJO XAVIER, ADRIANA CRUZ GOMES, RUTH FIGUEIREDO DE ARAUJO, FERNANDA FERREIRA DE ANDRADE, ANA IVIDY ANDRADA DINIZ, GABRIELA GOMES PEREIRA, RITA DE CÁSSIA DOS SANTOS FERREIRA, ALANO CINTRA SOARES, GABRIELLE SOUZA BARBOSA DA SILVA, KAMILA TICIANA DIAS FERREIRA, MARCELA AMORIM ALVES, THIAGO COSTA DE NEVES MATOS, CAROLINA DE FREITAS CAVALCANTE CARIBÉ, ÉRICA LARISSA MARINHO SOUTO LARISSA MARINHO SOUTO, ANDRÉA PATRÍCIA MARQUES DA SILVA SOUZA, JOSIAS GOMES DE MELO