Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA EXPERIMENTAÇAO E USO DE CIGARRO ELETRONICO ENTRE UNIVERSITARIOS

Introdução

O uso de cigarro eletrônico tem apresentado elevação no seu consumo particularmente na população mais jovem. Dados do estudo COVITEL realizado em 2022 mostrou que enquanto a experimentação prévia do cigarro eletrônico na população brasileira foi de 7,3%, na população entre 18 e 24 anos a experimentação encontrada foi de 19,7%, e 3,2% era usuário diário ou ocasional do cigarro eletrônico. A população universitária é uma população onde a maioria se encontra na faixa etária de maior consumo do cigarro eletrônico e, portanto, um público importante para avaliação do padrão de consumo do cigarro eletrônico.

Objetivos

Avaliar a experimentação e o consumo do cigarro eletrônico entre universitários.

Métodos

Estudo transversal, descritivo realizado na população de universitários de Maceió- AL. Após aplicação do TCLE, foi aplicado questionário sociodemográfico e sobre o consumo de produtos do tabaco e especificamente sobre o cigarro eletrônico. Foi questionado sobre a experimentação do cigarro eletrônico, sobre o consumo diário de cigarro eletrônico e sobre o uso prévio diário do cigarro eletrônico. Os dados analisados são parciais obtidos entre junho e agosto/23 e o estudo continua em coleta. O trabalho foi aprovado no CEP sob o número: 69796423.5.0000.0039

Resultados

Foram avaliados até o momento 139 universitários, com idade média de 23,2 anos (DP 5,3), a maioria do sexo feminino (68,3%) , brancos (54,7%), solteiros (89,2%) e de universidade privada (81,3%). Dos universitários avaliados 66 (47,5%) já haviam experimentado cigarro eletrônico, 34 (24,5%) tinham feito o uso no ultimo mês. Quanto ao consumo do cigarro eletrônico 112 (80,6%) não faziam uso do cigarro eletrônico, mas 16 (11,5%) faziam uso menos que diário e 11 (7,9%) fazia uso diário do cigarro eletrônico. Quando indagados sobre o uso diário prévio de cigarro eletrônico 22 (15,8%) referiram que já fizeram uso diário de cigarro eletrônico.

Conclusões

Na população estudada a experimentação e o uso diário de cigarro eletrônico foi superior a população jovem brasileira descrita em estudos prévios, servindo de alerta da necessidade de ações para controle desta epidemia nesta população. Os resultados finais do estudo serão importantes na confirmação destes dados.

Área

Tabagismo

Instituições

Centro Universitário Cesmac - Alagoas - Brasil

Autores

ALDO AGRA ALBUQUERQUE NETO, ARTHUR ALBUQUERQUE LEÃO, ADRIELE MARIA PEREIRA FRAGOSO ALMEIDA, DANIELA IGNACIA RIVERA PALMA, ISABELE REJANE OLIVEIRA MARANHÃO PUREZA