Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE COM ACOMETIMENTO PULMONAR, MUSCULOESQUELETICO E ARTICULAR EM PACIENTE IMUNOSSUPRIMIDA

Descrição do caso

Introdução: A tuberculose é uma doença granulomatosa que pode afetar todos os órgãos. O acometimento musculoesquelético é infrequente e ocorre em menos de 5% dos casos. O envolvimento articular ocorre nas articulações de carga, como quadril e joelho. A forma de apresentação multifocal é rara, mesmo em países com alta prevalência da doença, e apenas um terço dos doentes apresentam doença pulmonar ativa.

Objetivo: Relatar um caso de acometimento pulmonar, articular e muscular por infecção pelo Mycobacterium tuberculosis em uma paciente imunossuprimida.

Relato de caso. Feminino, 64 anos, portadora de lúpus há 15 anos e hipertensão pulmonar secundária a esquistossomose, imunossuprimida com prednisona e sulfassalazina há 3 anos. Em 2008 foi tratada para tuberculose miliar por 6 meses. Foi internada em 2022 referindo dispneia progressiva, sudorese noturna e perda ponderal há 2 semanas. TC de tórax evidenciou micronódulos pulmonares com distribuição randômica sugestivos de tuberculose pulmonar miliar, confirmada após lavado broncoalveolar por broncoscopia e teste rápido molecular positivo para M. tuberculosis sensível à rifampicina. Trinta dias antes da internação apresentava quadro de poliartrite comprometendo joelho direito, metacarpofalangeanas e punho direito, além de edema em coxa direita, todos sinais de atividade da doença reumatológica. Paciente foi submetida a punção de líquido sinovial de joelho cuja cultura foi positiva para Mycobacterium tuberculosis. Ressonância da coxa direita evidenciou: miopatia inflamatória do compartimento anterior acometendo os vastos intermédio, medial e lateral, com espessamento e acentuado edema; acúmulo de líquido nos planos perifasciais profundos e sem lesões ósseas. Biópsia do músculo revelou processo inflamatório crônico granulomatoso com pesquisa de BAAR pela coloração de Ziehl-Neelsen positiva. Paciente iniciou tratamento com esquema RIPE, obteve melhora clínica com redução do edema de membro e recebeu alta usando oxigenoterapia domiciliar devido persistência de hipoxemia.

Discussão: O acometimento muscular por tuberculose geralmente ocorre por extensão de um foco ósseo, articular ou tendíneo, por inoculação direta, por disseminação hematogênica ou linfática. A relativa raridade desse acometimento contribui para a habitual demora no diagnóstico dessa condição, mas o diagnóstico diferencial deve ser considerado para qualquer edema muscular isolado, principalmente em um país endêmico para a doença. A confirmação por meio de cultura ou histopatológico são essenciais para o diagnóstico definitivo.
Devido a manifestação osteoarticular, o tratamento envolve o uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol (RIPE) por 2 meses, seguido de quatro a dez meses com rifampicina e isoniazida (RI). A abordagem cirúrgica estaria indicada em pacientes com complicações importantes como deformidades ósseas.

Área

Infecções respiratórias e Tuberculose

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

RUBENS RIBEIRO DA SILVA JUNIOR, LARA MARIA VAGO, LUDMILA SILVA ATHAYDE, PAULO CESAR BASTOS VIEIRA, SONIA MARIA FARESIN