NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Prazo limite para o envio dos trabalhos: 10/08/2021.

Inscrição do Autor Principal e Apresentador do Trabalho é obrigatória.

É imprescindível a inscrição no Congresso do autor principal (primeiro autor) até 10/08/2021 para a avaliação do trabalho.

O apresentador do trabalho também deverá se inscrever no congresso, caso não seja o autor principal.

O trabalho cujo autor principal (primeiro autor) não tiver quitado a sua inscrição até o prazo limite, não será avaliado pela comissão avaliadora.

Apresentação

Podem ser submetidos trabalhos científicos com os seguintes formatos:

  • Relato de caso: descrição completa de um caso clínico ou uma série de casos clínicos.
  • Trabalho original: resultados originais de pesquisa científica na área respiratória

Envio exclusivo pelo site do congresso

Os trabalhos científicos deverão ser submetidos em forma de resumo e encaminhados, exclusivamente, por meio do site do congresso. Outras formas de envio não serão consideradas.

Idioma Oficial

Todos os trabalhos devem ser submetidos em língua portuguesa. Não serão aceitos trabalhos em outro idioma.

Cadastramento dos Autores

Senha

Ao se cadastrar, o autor principal deverá informar um e-mail e uma senha para ter acesso a uma área restrita e segura, que permitirá enviar os seus trabalhos científicos, além de gerar a sua inscrição.

E-mail de correspondência do autor principal

Toda a correspondência do evento irá para o e-mail cadastrado no ato da submissão do trabalho.

Certifique-se de que o e-mail informado no cadastro esteja correto, pois todas as informações relativas ao evento serão enviadas através dele

Dados Cadastrais

Atenção ao preencher os dados cadastrais, pois eles servirão para a publicação dos trabalhos científicos.

Os coautores também deverão ser cadastrados com os nomes completos e CPF e/ou número do Passaporte (no caso de autores estrangeiros).

O CPF ou Passaporte é um campo de identificação cujo preenchimento é obrigatório.

Importante

É obrigatória a digitação do nome completo dos autores e coautores dos trabalhos que forem encaminhados ao Congresso, tanto ao cadastrar-se no sistema, quanto durante o preenchimento dos dados. Isto evitará que os nomes fiquem incorretos e em duplicidade no índice.

Antes de acessar o sistema de Envio de Trabalho, confirme com todos os autores e coautores envolvidos os seus nomes completos e se eles estão compatíveis com qualquer cadastro já efetuado em nosso sistema. Faça o mesmo para o endereço do autor principal.

Publicação

Os resumos dos trabalhos serão publicados em edição suplementar do Pneumologia Paulista.

Escolha da Forma de Apresentação (Pôster ou Apresentação Oral)

Os autores poderão escolher a preferência de forma de apresentação, porém a definição final do formato (pôster ou apresentação oral) ficará ao encargo da Comissão Organizadora do Congresso.

Quantidade de trabalhos – Autor Principal

O Congressista poderá enviar até 05 (cinco) trabalhos como autor principal (primeiro autor).

Os trabalhos deverão ser classificados pelos próprios autores em uma das seguintes áreas temáticas:

  1. Asma
  2. Câncer de pulmão
  3. Cirurgia Torácica
  4. Distúrbios Respiratórios do Sono
  5. Doenças intersticiais pulmonares
  6. Doenças Pleurais
  7. Doenças Vasculares Pulmonares
  8. DPOC
  9. Endoscopia Respiratória
  10. Função Pulmonar
  11. Infecções respiratórias e Tuberculose
  12. Pneumopediatria
  13. Reabilitação e Fisioterapia respiratória
  14. Tabagismo
  15. Terapia intensiva
  16. Outros

SOBRE A ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Os resumos devem ser elaborados o mais claramente possível, pois será com base nele que os avaliadores farão o julgamento do mérito.

3.000 caracteres

Os resumos deverão der digitados no formulário eletrônico e poderão conter, no máximo, 3.000 caracteres. Exclui-se desta contagem título, nome(s) do(s) autor(es) e Instituição.

Não anexe

O Sistema de Envio Eletrônico de Temas Livres não permite enviar ou anexar qualquer tipo de imagem, figura, vídeo ou elemento gráfico.

Máximo de 20 coautores

Será permitido somente um autor principal e mais 20 (vinte) coautores participantes do trabalho, totalizando 21 pessoas.

TRABALHO ORIGINAL

Deve conter os seguintes itens:

  • • Nome do autor e coautores com e-mail, endereço completo para correspondência e contato telefônico do autor principal e apresentador (se não forem a mesma pessoa).
  • • Instituição onde ou por meio do qual o trabalho foi realizado.
  • • Título em letras maiúsculas e sem abreviações.
  • • Corpo do trabalho estruturado: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões.
  • • Trabalhos sem resultados claramente descritos (ex.: “resultados serão discutidos no Congresso”) não serão aceitos.

RELATO DE CASO

Deve conter os seguintes itens:

  • • Nome do autor principal (primeiro autor) e coautores com e-mail, endereço completo para correspondência e contato telefônico do primeiro autor e também do apresentador (se não forem a mesma pessoa).
  • • Instituição onde ou por meio do qual o trabalho foi realizado.
  • • Título em letras maiúsculas e sem abreviações.
  • • Corpo do trabalho: Justificativa da relevância do caso relatado; história da doença atual e pregressa, exame físico, exames complementares, diagnóstico, evolução, discussão.

APROVAÇÃO DOS TRABALHOS

A lista dos trabalhos aprovados estará disponível no site do congresso a partir de 20/10/2021.

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO ORAL

O autor principal será informado por e-mail da aprovação de seu trabalho para apresentação oral, com data e hora.

Nas apresentações orais, os autores terão disponíveis 10 minutos para apresentação do trabalho incluindo perguntas da plateia. A comissão cientifica sugere que os autores planejem a apresentação para uma duração de 6 a 8 minutos para que haja espaço para questionamentos e comentários.

Os materiais audiovisuais deverão ser entregues no mídia desk com antecedência de até 2 horas da apresentação.

NORMAS PARA CONFECÇÃO DOS PÔSTERES.

Os trabalhos aprovados para apresentação sob a forma de pôster deverão obedecer às seguintes normas para confecção:

  1. Medida: 0,90cm de largura por 1,20 de altura, em fundo claro e com texto em preto e em negrito. O pôster deverá ter alça para ser pendurado no painel.
  2. Deverá ser utilizada letra Arial, de tamanho 36 para o corpo do trabalho e tamanho 54 para o título e autores.
  3. Os textos incluídos no pôster devem fornecer informações concisas e relevantes que definem a caracterização do objetivo, das unidades avaliadas (ex: experimentais ou clínicos), os resultados e a conclusão do trabalho.
  4. Apresentar os resultados em tabelas e figuras, em tamanho suficiente que sejam possíveis de leitura a dois metros de distância.
  5. Resultados relevantes devem receber destaque na sua apresentação.
  6. As figuras com agrupamentos diversos devem utilizar discriminação por cores quentes e frias para serem visualmente perceptíveis.
  7. As siglas e abreviaturas de conhecimento apropriado da especialidade podem ser utilizados.
  8. Os pôsteres deverão ser pendurados e retirados conforme data e horário descritos na lista de aprovação.

Sessão de Pôsteres

Dia 18/11/21 – das 8:00 às 16:30. Horário da Avaliação: 13:20 às 14:20.

Dia 19/11/21 – das 8:00 às 16:30. Horário da Avaliação: 13:20 às 14:20.

Os trabalhos devem ser afixados no dia da apresentação informada no site entre 8:00 e 10:00 no painel com o número do respectivo trabalho e retirados entre 16:30 e 17:00.

O autor principal deverá estar ao lado do pôster, no dia de sua apresentação, das 13:20 às 14:20 para avaliação da comissão científica.

IMPORTANTE

Somente serão apresentados os trabalhos cujo autor principal e o apresentador estejam inscritos no congresso.