Normas para Submissão de Trabalhos


DATAS IMPORTANTES

05/08/2025 - Prazo para o envio dos trabalhos
27/08/2025 – Prazo para pagamento da taxa de inscrição do autor-principal
20/10/2025 - Publicação no site dos trabalhos aprovados

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  1. Inscrição do Autor Principal e Apresentador do Trabalho é obrigatória.
  2. É imprescindível a inscrição e a quitação da taxa de inscrição no Congresso do autor principal (primeiro autor) até 27/08/2025 para a avaliação do trabalho.
  3. O apresentador do trabalho também deverá se inscrever no congresso, caso não seja o autor principal.
  4. O trabalho cujo autor principal (primeiro autor) não tiver quitado a sua inscrição até o prazo limite, não será avaliado pela comissão avaliadora.
  5. Podem ser submetidos trabalhos científicos com os seguintes formatos:
    Relato de caso: descrição completa de um caso clínico ou uma série de casos clínicos abordando um método ou questão relevante na área respiratória, doença rara ou de evolução incomum ou ainda utilização de tratamentos inovadores ou alternativos.
    Trabalho original: resultados originais de pesquisa científica na área respiratória.
    Trabalhos anteriormente apresentados ou publicados em anais de congressos internacionais, serão considerados “trabalhos não originais” e poderão ser aceitos em número máximo de dez. Os trabalhos não-originais serão apresentados na forma de pôster, em local específico e não concorrerão à premiação.
  6. Os trabalhos científicos deverão ser submetidos em forma de resumo e encaminhados, exclusivamente, por meio do site do congresso. Outras formas de envio não serão consideradas.
  7. Todos os trabalhos devem ser submetidos em língua portuguesa. Não serão aceitos trabalhos em outro idioma.

Cadastramento dos Autores e trabalhos

  1. Senha: ao se cadastrar, o autor principal deverá informar um e-mail e uma senha para ter acesso a uma área restrita e segura, que permitirá enviar os seus trabalhos científicos, além de gerar a sua inscrição.
  2. E-mail de correspondência do autor principal: toda a correspondência do evento irá para o e-mail cadastrado no ato da submissão do trabalho.
    Certifique-se de que o e-mail informado no cadastro esteja correto, pois todas as informações relativas ao evento serão enviadas através dele.
  3. Dados Cadastrais: atenção ao preencher os dados cadastrais, pois eles servirão para a publicação dos trabalhos científicos.
  4. Os coautores também deverão ser cadastrados com os nomes completos e CPF e/ou número do Passaporte (no caso de autores estrangeiros).
  5. O CPF ou Passaporte é um campo de identificação cujo preenchimento é obrigatório.

Importante:

  • É obrigatória a digitação do nome completo dos autores e coautores dos trabalhos que forem encaminhados ao Congresso, tanto ao cadastrar-se no sistema, quanto durante o preenchimento dos dados. Isto evitará que os nomes fiquem incorretos e em duplicidade no índice.
  • Antes de acessar o sistema de Envio de Trabalho, confirme com todos os autores e coautores envolvidos os seus nomes completos e se eles estão compatíveis com qualquer cadastro já efetuado em nosso sistema. Faça o mesmo para o endereço do autor principal.

     6. Escolha da Forma de Apresentação (Pôster ou Apresentação Oral)

Os autores poderão escolher a preferência de forma de apresentação, assinalando na inscrição, porém a definição final do formato (pôster ou apresentação oral) ficará ao encargo da Comissão Organizadora do Congresso.
     7. Quantidade de trabalhos: o Congressista poderá enviar até 05 (cinco) trabalhos como autor principal (primeiro autor).

     8. Temas: os trabalhos deverão ser classificados, pelos próprios autores, em uma das seguintes áreas temáticas:

  • Asma
  • Bronquiectasias
  • Câncer de pulmão
  • Cirurgia torácica
  • Distúrbios respiratórios do sono
  • Doenças da circulação pulmonar
  • Doenças intersticiais pulmonares
  • Doenças pleurais
  • DPOC
  • Endoscopia respiratória
  • Função pulmonar
  • Infecções respiratórias
  • Pneumopediatria
  • Reabilitação e Fisioterapia respiratória
  • Tabagismo
  • Terapia intensiva
  • Tuberculose

SOBRE A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

  1. Os resumos devem ser elaborados o mais claramente possível, pois será com base nele que os avaliadores farão o julgamento do mérito.
  2. Os resumos deverão ser digitados no formulário eletrônico e poderão conter, no máximo, 3.000 caracteres. Exclui-se desta contagem título, nome(s) do(s) autor(es) e Instituição.
  3. Não anexe: O Sistema de Envio Eletrônico de Temas Livres não permite enviar ou anexar qualquer tipo de imagem, figura, vídeo ou elemento gráfico.
  4. Trabalhos originais: será permitido somente um autor principal e mais 11 (onze) coautores, totalizando 12 (doze) pessoas.
  5. Relatos de caso: será permitido somente um autor principal e mais 6 (seis) coautores, totalizando 7 (sete) pessoas.
  6. O resumo de trabalhos inscritos como trabalho original deve conter os seguintes itens:
  • Nome do autor e coautores com e-mail, endereço completo para correspondência e contato telefônico do autor principal e apresentador (se não forem a mesma pessoa).
  • Instituição onde ou por meio do qual o trabalho foi realizado.
  • Título em letras maiúsculas e sem abreviações.
  • Corpo do trabalho estruturado em: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões.
  • Trabalhos sem resultados claramente descritos (ex.: “resultados serão discutidos no Congresso”) não serão aceitos.

      7. O resumo de trabalhos inscritos relato de caso deve conter os seguintes itens:

  • Nome do autor principal (primeiro autor) e coautores com e-mail, endereço completo para correspondência e contato telefônico do primeiro autor e também do apresentador (se não forem a mesma pessoa).
  • Instituição onde ou por meio do qual o trabalho foi realizado.
  • Título em letras maiúsculas e sem abreviações.
  • Corpo do trabalho: Justificativa da relevância do caso relatado; história da doença atual e pregressa, exame físico, exames complementares, diagnóstico, evolução, discussão.

PROCESSO DE JULGAMENTO, CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO

  1. Os resumos serão analisados apenas após concordância com os termos descritos nas instruções de submissão.
  2. Todo o processo de julgamento dos trabalhos será realizado de forma anônima baseado na submissão eletrônica, antes do congresso.
  3. A Comissão organizadora, verificará o trabalho e o enviará a um avaliador expert na no tema determinado pelo autor na inscrição. A avaliação ocorrerá de forma anônima e o avaliador não receberá trabalhos de suas instituições.
  4. A avaliação será feita de acordo com um formulário de notas padronizado. Serão atribuídas, pelo avaliador, notas de zero a dez para cada um dos ítens abaixo listados:

Trabalhos Originais

  • O trabalho aborda uma questão relevante para a área da saúde respiratória?
  • Há inovação na intervenção ou aplicação dos resultados?
  • O desenho do estudo é adequado para responder à questão proposta?
  • Os métodos são bem descritos e reprodutíveis?
  • A análise estatística é apropriada e bem fundamentada?
  • O trabalho está bem estruturado, com introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusão?
  • O texto é claro, objetivo e bem escrito?
  • Os resultados são bem apresentados e suportam as conclusões?
  • Há impacto potencial dos achados na prática clínica, na pesquisa ou na política de saúde?

Relatos de Caso

  • O caso apresenta uma condição rara, um diagnóstico desafiador ou uma abordagem inovadora?
  • Contribui para o conhecimento médico ou para a prática clínica?
  • O relato segue uma estrutura lógica (introdução, descrição do caso, discussão e conclusão)?
  • A apresentação é clara e objetiva, com detalhes clínicos suficientes?
  • O caso é contextualizado com a literatura médica atual?
  • A discussão destaca o aprendizado clínico e a relevância do caso?
  • São feitas comparações adequadas com casos semelhantes ou revisões relevantes?

      5. A nota final do trabalho resultará da soma das pontuações em cada item de avaliação.
      6. No caso de empate, serão consideradas as maiores notas dos itens e sequência a seguir:
          Trabalhos originais: relevância, inovação/aplicação, desenho do estudo, estruturação
          Relatos de caso: relevância, estruturação, contextualização com literatura
          Caso persista o empate, será realizado um sorteio.
      7. Os trabalhos selecionados para apresentação oral não serão necessariamente os premiados.
      8. A decisão dos avaliadores e da Comissão organizadora é definitiva e não cabe recurso.
      9. Serão concedidos os seguintes prêmios:

  • Melhor Relato de Caso: Inscrição no congresso SPPT - 2027
  • Melhores Trabalhos Originais
  • 1o lugar – Inscrição e hospedagem no congresso SPPT - 2027
  • 2o lugar – Inscrição no congresso SPPT - 2027
  • 3o lugar – Inscrição congresso SPPT - 2027

     10. Os prêmios serão concedidos ao primeiro autor de cada trabalho, conforme informações disponibilizadas no ato da submissão do trabalho. A organização do Congresso não se responsabiliza pelas informações disponibilizadas na submissão.

APROVAÇÃO DOS TRABALHOS

A lista dos trabalhos aprovados, bem como a forma de apresentação determinada pela Comissão Científica, estará disponível no site do congresso a partir de 20/10/2025.

É função do autor consultar o site do congresso para obter todas as informações sobre aprovação e forma de apresentação escolhida pela Comissão Organizadora.

NORMAS DE APRESENTAÇÃO

Apresentação oral

  1. Nas apresentações orais, os autores terão disponíveis 10 minutos para apresentação do trabalho. O espaço para questionamentos e comentários do moderador e/ou plateia ocorrerá ao final da sessão.
  2. Os materiais audiovisuais deverão ser entregues no mídia desk com antecedência de até 2 horas da apresentação.

Pôsteres – Normas para confecção e apresentação

Os trabalhos aprovados para apresentação sob a forma de pôster deverão obedecer às seguintes normas para confecção:

  • Medida: 90 cm de largura por 120 cm de altura, em fundo claro e com texto em preto e em negrito. O pôster deverá ter alça para ser pendurado no painel.
  • Deverá ser utilizada letra Arial, de tamanho 36 para o corpo do trabalho e tamanho 54 para o título e autores.
  • Os textos incluídos no pôster devem fornecer informações concisas e relevantes que definem a caracterização do objetivo, das unidades avaliadas (ex: experimentais ou clínicos), os resultados e a conclusão do trabalho.
  • Apresentar os resultados em tabelas e figuras, em tamanho suficiente que sejam possíveis de leitura a dois metros de distância.
  • Resultados relevantes devem receber destaque na sua apresentação.
  • As figuras com agrupamentos diversos devem utilizar discriminação por cores quentes e frias para serem visualmente perceptíveis.
  • As siglas e abreviaturas de conhecimento apropriado da especialidade podem ser utilizadas.
  • Os pôsteres deverão ser pendurados e retirados conforme data e horário descritos na lista de aprovação.

SESSÕES DE PÔSTERES

  1. Os trabalhos aprovados serão distribuídos em 2 dias de apresentação conforme temas.
    Dia 13/11/25 – das 8:00 às 16:30. Horário da Avaliação: 13:20 às 14:20.
    Dia 14/11/25 – das 8:00 às 16:30. Horário da Avaliação: 13:20 às 14:20.
  2. Os trabalhos devem ser afixados no dia da apresentação informada no site entre 8:00 e 10:00 no painel com o número do respectivo trabalho e retirados entre 16:30 e 17:00.
  3. O autor principal (ou o apresentador) deverá estar ao lado do pôster, no dia de sua apresentação, das 13:20 às 14:20 para avaliação da comissão científica.

Importante: O apresentador do trabalho deverá estar inscrito para poder apresentá-lo.

Clique aqui e confira os aprovados

PUBLICAÇÃO

Os resumos dos trabalhos aceitos serão publicados em edição suplementar do Pneumologia Paulista.

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