Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO CLINICA, DEMOGRAFICA E FUNCIONAL DE PACIENTES COM PNEUMONITE DE HIPERSENSIBILIDADE E SUA COMPARAÇAO BASEADA NOS CRITERIOS DIAGNOSTICOS ATUAIS

Introdução

A pneumonite de hipersensibilidade (PH) é uma doença pulmonar intersticial (DPI) imunomediada. Os critérios diagnósticos atuais são baseados em um nível de confiança de diagnóstico moderado, alto ou definitivo.

Objetivos

Descrever e comparar a qualidade de vida e as características clínicas, demográficas e funcionais de pacientes com PH de um grande centro de São Paulo, segundo o nível de confiança no diagnóstico.

Métodos

Estudo transversal que incluiu pacientes com PH maiores de 18 anos com nível de confiança diagnóstico moderado, alto ou definitivo com base nas diretrizes ATS/JRS/ALAT de 2020. Foram realizados questionários de qualidade de vida K-BILD, testes de função pulmonar e teste de caminhada de 6 minutos (TC6M). A comparação entre os grupos foi realizada por meio de análise de variância unidirecional (ANOVA)

Resultados

Foram avaliados 70 pacientes, 61 (88%) com PH fibrótica. A média de idade foi de 66 anos e 62% eram do sexo feminino. 41 (67%), 11 (18%) e 9 (15%) tiveram confiança moderada, alta confiança e diagnóstico definitivo, respectivamente. Pacientes com confiança moderada tinham capacidade vital forçada (CVF) de 51% do previsto, capacidade de difusão de monóxido de carbono (DLCO) de 39% do previsto, distância percorrida no TC6M de 310 m e pontuação K-BILD de 58. Pacientes com alta confiança tinham CVF de 45% do previsto, DLCO de 39% do previsto, distância percorrida no TC6M de 277 m e K-BILD de 61, enquanto aqueles com diagnóstico definitivo tinham CVF de 51% do previsto, DLCO de 41% do previsto, distância percorrida no TC6 de 411 m e escore K-BILD de 57. Não houve diferença na CVF (p=0,192), DLCO (p=0,426), distância percorrida no TC6M (p=0,068) e escore de qualidade de vida (p=0,909) entre os grupos.

Conclusões

Em nosso estudo, não houve diferença na qualidade de vida, características clínicas e funcionais entre os grupos diagnósticos atuais de pneumonite de hipersensibilidade.

Área

Doenças Intersticiais Pulmonares

Instituições

InCor - São Paulo - Brasil

Autores

GUILHERME DAS POSSES BRIDI, BIANCA FREIRE SILVA, MARIETA CABRAL AMARAL CUNHA, DOUGLAS SILVA QUEIROZ, JOSÉ LEONIDAS ALVES-JR, JOÃO MARCOS SALGE, CELSO RICARDO FERNADES CARVALHO, RONALDO ADIB KAIRALLA, ROGÉRIO SOUZA, BRUNO GUEDES BALDI