Dados do Trabalho


Título

UM RARO DIAGNOSTICO DE HIPERTENSAO PULMONAR - RELATO DE CASO

Descrição do caso

Introdução
Hipertensão pulmonar é uma síndrome clínica e hemodinâmica, determinada por aumento da pressão da artéria pulmonar. Os sintomas são inespecíficos, o que pode dificultar o diagnóstico e retardar o início do tratamento. Pode ser causada por diversas patologias, sendo que o tratamento deve ser direcionado para cada causa. Por esse motivo, é de extrema importância uma investigação adequada e tratamento direcionado, visando melhora da qualidade de vida e sobrevida do paciente. A seguir, descrevemos caso de uma paciente com etiologia rara de hipertensão pulmonar.

Relato de Caso
Paciente de 31 anos, sexo feminino, encaminhada ao ambulatório de Pneumologia do nosso serviço com dispneia à esclarecer.
Cerca de 5 meses antes da primeira consulta em nosso serviço, paciente foi submetida à parto cesária e evoluiu de forma súbita com hipotensão, dispneia e dessaturação, sendo encaminhada para UTI e sendo necessário administração de oxigenoterapia em MNR. Realizado controle clínico, paciente evoluiu com melhora do quadro, tendo recebido alta hospitalar em ar ambiente e seguimento ambulatorial. Em investigação do quadro, foi realizada tomografia computadorizada de tórax, ecocardiograma com presença de hipertensão pulmonar, com PSAP 60mmhg e presença de micronódulos pulmonares não calcificados esparsos, bilateral, sendo aventada hipótese diagnóstica de tuberculose miliar. Além disso, realizados exames laboratoriais, incluindo 4 amostras de escarro com baciloscopia negativa. Iniciado tratamento para tuberculose de forma empírica.
Paciente então encaminhada ao nosso serviço, mantendo queixa de dispneia, ortopneia e edema de membros inferiores, em piora progressiva, sem alterações à ausculta pulmonar. Negava quadro de sudorese noturna, perda ponderal, febre ou tosse. Revisada história clínica da paciente e realizada nova tomografia, tendo sido então descartada hipótese de tuberculose, suspenso tratamento para tuberculose e indicada biópsia pulmonar, tendo-se como principais hipóteses doença intersticial autoimune e doença veno-oclusiva, devido achados da tomografia e hipertensão pulmonar. Em anatomopatológico evidenciado focos de macrófagos com hemossiderose, tendo-se então como principal hipótese diagnóstica a doença veno-oclusiva pulmonar. Foi iniciado tratamento para hipertensão pulmonar e mantido acompanhamento ambulatorial.

Conclusão
No caso descrito, levantou-se hipótese de uma doença rara, com incidência anual de cerca de 0,1 caso por milhão na população. O tratamento precoce pode ter impacto importante na sobrevida desses pacientes, sendo então crucial a investigação da hipertensão pulmonar em pacientes com suspeita clínica, evitando-se o diagnóstico tardio e consequente pior prognóstico.

Área

Doenças Vasculares Pulmonares

Instituições

SANTA CASA DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

CAROLINE SCHMIELE NAMUR, HENRIQUE ANDRADE VILHENA, CAIO SOARES SCHMIDT, INGRA NARDELI DOS SANTOS BORDON, THIAGO DE OLIVEIRA FERREIRA, GABRIEL BOCALINI SOARES DA SILVA, INGRID ARIEL LAPAS CATISTE, KATARINE ROSA SALES, LUIZ RENATO CARDINALLI BREVIGLIERI, JOSÉ GUSTAVO BARIAN ROMALDINI, DÉBORAH MADEU PEREIRA, JOSÉ EDUARDO DELFINI CANÇADO, ROBERTO STIRBULOV, JORGE ETHEL FILHO, CRISTIANO TORRES DA SILVA