Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA DE INFECÇAO PULMONAR POR MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS NA POPULAÇAO CARCERARIA DE SERGIPE ENTRE 2017 E 2022

Introdução

A tuberculose é uma das doenças infectocontagiosas de maior mortalidade no Brasil e endêmica do estado de Sergipe, caracterizada pela transmissão da bactéria Mycobacterium tuberculosis através de aerossóis. Dessa forma, seu risco de transmissão em ambientes como prisões, hospitais e minas pode ter impactos epidemiológicos que transcendem seus muros, servindo como amplificadores institucionais da infecção. Em particular, as condições de detenção, incluindo superlotação severa, má ventilação, má nutrição e acesso limitado aos cuidados de saúde, como diagnóstico e tratamento, colocam as pessoas privadas de liberdade em risco elevado de desenvolver muitas doenças infecciosas, dentre elas, a tuberculose pulmonar.

Objetivos

Identificar a prevalência da infecção pulmonar por tuberculose em pessoas privadas de liberdade no estado de Sergipe nos últimos cinco anos.

Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, com abordagem quantitativa, em que foram selecionados dados dos anos de 2017 a 2022, que incluíam diagnósticos de tuberculose pulmonar em pessoas privadas de liberdade (PPL) em Sergipe, dentre o total de casos diagnosticados. A coleta de dados foi realizada no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), na base de dados TABNET.

Resultados

O número total de casos diagnosticados de tuberculose pulmonar entre os anos de 2017 e 2022 foi igual a 5.043. Destes, 20,22% (n= 1.020) acometeram pessoas privadas de liberdade.

Conclusões

Conclui-se, portanto, que, com base nos dados encontrados, o ambiente de uma prisão, devido às condições de insalubridade e características individuais, é favorável à disseminação da bactéria Mycobacterium tuberculosis, e os indivíduos PPL devem ser considerados um grupo de alto risco para tal doença. Estudos epidemiológicos que demonstrem a ideia supracitada podem estimular o diagnóstico precoce da doença nos sintomáticos respiratórios a fim de promover o isolamento e diminuir a taxa de transmissão no estado de Sergipe.

Área

Infecções respiratórias e Tuberculose

Instituições

Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

LAVÍNIA SANTOS LINS, CECÍLIA SILVA SANTOS, JANICELMA SANTOS LINS, ALEXANDRE PAIXÃO FRANCO, MARIA EDUARDA CARVALHO DE SANTANA, GUSTAVO HENRIQUE CAVALCANTI PEREIRA PAIXÃO, MILENA OLIVEIRA LEITE, LOURDES ANDRESA RAMOS DE OLIVEIRA, LARISSA MARINA SANTANA MENDONÇA DE OLIVEIRA, LETÍCIA ALMEIDA MEIRA, AÉCIO FREIRE MONTEIRO, TAINAH FONTES RAMOS, THIAGO BARRETO DO NASCIMENTO FILHO, JOSÉ JOAQUIM DOS SANTOS NETO, MARINA DÉDA PEIXOTO LEITE, MARIANNA RODRIGUES MARQUES DOURADO, IZADORA MARIA MONTEIRO GOMES MITIDIERI