Dados do Trabalho


Título

NIVEIS DE CITOCINAS PRO-INFLAMATORIAS E SUAS RELAÇOES COM MEDIDAS ANTROPOMETRICAS NA DPOC

Introdução

A DPOC é uma doença caracterizada pela obstrução do fluxo aéreo parcialmente reversível, como resposta a inflamação crônica por inalação de partículas nocivas, principalmente associada ao tabagismo. A expressão de citocinas inflamatórias no pulmão, por sua vez, está relacionada a resposta imune local. Em indivíduos estáveis com DPOC, a nível sistêmico, a presença de inflamação de baixo grau por citocinas circulantes está associada a patologia da doença, entretanto, outros fatores também podem influenciar tais achados. O tecido adiposo desempenha um papel ativo no estado de inflamação crônica.

Objetivos

Avaliar os níveis de concentrações de citocinas pró-inflamatórias (IL-6, IL-8 e TNF) e suas relações com marcadores nutricionais na DPOC.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal com pacientes diagnosticados com DPOC através da espirometria (relação VEF1/CVF <0.70), que apresentavam idade entre 50 e 80 anos. Esses indivíduos foram recrutados no Serviço do Sistema Respiratório do Hospital Universitário Edgard Santos - Universidade Federal da Bahia (HUPES-UFBA), localizado na cidade de Salvador (Bahia, Brasil). Além da avaliação clínica e nutricional [IMC, Circunferência Muscular do Braço (CMB) e prega cutânea tricipital], os níveis séricos dos marcadores inflamatórios (IL-6, IL-8 e TNF) foram dosados — através da citometria de fluxo pelo método Cytometric Bead Array (CBA). Os dados são apresentados em média e desvio padrão — utilizou-se o software GraphPad Prism 8.0 para teste de correlação Spearman. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUPES (Protocolo 4.113.435).

Resultados

Foram incluídos 60 indivíduos com média de idade de 64.50(±8) anos. Destes, 45.76% do total apresentou histórico de exacerbação no último ano, com sintomas de dispneia com média 2(±2) de acordo a escala do mMRC. A relação VEF1/CVF foi de 53.85(±21.5) % e VEF1% previsto foi de 41.00(±24) %. Além disso, foi avaliado os parâmetros antropométricos dos pacientes [altura= 1.60(±0.14) m; peso= 60.20(±23.5) kg; prega cutânea= 10(±9) mm; IMC= 23.30(±9.25) kg/m2, em que 38,3% da população apresentou sobrepeso ou obesidade e 16,6%, desnutrição]. Em relação às citocinas, a média encontrada para IL-6 foi de 6.89(±6.74) pg/mL, para IL-8, 17.30(±19.86) pg/mL, e para TNF, 9.61(±8.33) pg/mL. Entre os parâmetros nutricionais avaliados, a prega cutânea tricipital correlacionou-se positivamente com IL-6 (p=0.0007; r=0.4904) e IL-8 (p=0.0094; r=0.3787), enquanto o TNF (p=0.3762; r=-0.1367) não houve correlação. Além disso, não foi encontrado associações entre os níveis de citocinas com IMC e CMB.

Conclusões

Os resultados do estudo evidenciam a relação de marcadores inflamatórios e nutricionais, uma vez que houve correlação positiva da prega cutânea tricipital com citocinas pró-inflamatórias. Mais de um terço desta população estudada apresentaram sobrepeso ou obesidade. A reserva de gordura (prega tricipital) pode influenciar nos níveis sistêmicos de citocinas inflamatórios em pacientes estáveis com DPOC.

Área

DPOC

Instituições

Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

ANNA CLARA SANTIAGO MORAES, FABÍOLA RAMOS JESUS, INGRID LORENA NEVES DA SILVA, FABINE CORREIA PASSOS, MARGARIDA CÉLIA LIMA COSTA NEVES, GYSELLE CHRYSTINA BACCAN